CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do PSF Recanto das Acácias – Unidade Osvaldo Prado, realizou na segunda-feira, 27, mais uma Oficina do Programa Unidades Promotoras de Saúde.
Segundo a coordenadora do PSF, Vanessa Guimarães, o programa tem como objetivo ofertar ações que estimulem os funcionários a refletirem sobre qualidade de vida, a prática de atividade física, hábitos alimentares saudáveis, assim como a reflexão sobre o tema álcool e outras drogas. “Nesta reunião trabalhamos especificamente o tema foi tipos de drogas e seus efeitos no sistema nervoso central”, disse a enfermeira.
Outro tema abordado nesta semana dentro do programa foi redução de danos, num trabalho que tem tido o apoio da equipe de Residentes da UFU.
A Unidade Promotora de Saúde é uma proposta que visa à implantação/implementação de ações multiprofissionais que têm como objetivo estimular o autocuidado dos profissionais e promover hábitos saudáveis. Consiste no desenvolvimento de oficinas com os profissionais da Atenção Primária à Saúde, trabalhando os temas alimentação saudável, atividade física, álcool e drogas.
As oficinas com os temas alimentação saudável e atividade física têm como objetivo trabalhar a mudança de hábitos dos profissionais; as oficinas sobre álcool e drogas têm como objetivo preparar os profissionais para lidar com os usuários das unidades de saúde que sejam possíveis usuários de drogas.