CAPINÓPOLIS – Quanto menos danos for provocado na vida das pessoas, melhor será para o tratamento de qualquer doença, principalmente quando o envolvimento com drogas for o alvo desse tratamento. O assunto fez parte de uma Oficina realizada na última semana no PSF Recanto das Acácias – Unidade Osvaldo Prado.
Segundo a coordenadora do PSF Recanto das Acácias, Vanessa Guimarães, a Oficina sobre Redução de Danos daquelas pessoas que usam algum tipo de droga e não quer parar, mostrou aos profissionais que atuam na área da saúde tópicos importantes. “Aprendemos outras alternativas para tentar oferecer uma vida menos sofrida a eles, como orientar a importância da ingesta hídrica, uso do cacau para aqueles usuários de crack, ir reduzindo a bebida alcoólica aos poucos, além daqueles que usam drogas muito fortes porque não usar uma mais fraca”, comentou Vanessa.
Para os coordenadores das Oficinas, tratar de frente esse problema e mostrar aos profissionais da área, especialmente aqueles que no dia a dia estão batendo de porta em porta nos Bairros, é de suma importância para que haja sucesso na abordagem e no próprio encaminhamento daqueles que pretendem iniciar um tratamento.
“Esse tem sido um papel importante da Atenção Primária, e as oficinas mostram uma nova realidade que temos que encarar e saber lidar com os conflitos”, avalia a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas.