Lembrando que o atendimento do PSF Semíramis está sendo feito na Avenida 103, antiga Casa da Família Rural, devido à ampla reforma promovida pela Prefeitura no prédio do PSF, que em breve retornará ao seu local de atendimento
CAPINÓPOLIS – O Programa Saúde da Família, que ao longo do ano atua de forma consistente no atendimento às mulheres em suas Unidades de Saúde, está reforçando esse trabalho de combate ao câncer, no chamado Outubro Rosa.
Segundo a coordenadora de Atenção Primária, Ana Claudia Fonseca Cocca, todos os PSF’s, Semíramis, Ideal, São João, Alvorada e Recanto das Acácias estão estruturados para receber a demanda que for necessária nesse mês, voltado especialmente para as mulheres. “A Prefeitura de Capinópolis faz um trabalho cujos resultados são altamente positivos, e esse mês temos que reforçar e garantir que cada vez mais, as mulheres se interessem pela prevenção”, avalia Ana Claudia.
“Quanto antes for detectada a doença, mais chances a pessoa tem de cura, e estamos aqui para juntos, fazermos a diferença na prevenção”, comentou a prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac.
“O Outubro Rosa já faz parte do nosso calendário, mas durante todo ano temos feito ações importantes no atendimento às mulheres”, disse a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas.
De acordo com Ana Claudia, Outubro Rosa é uma campanha de conscientização dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e mama. “Todas as mulheres devem procurar o seu PSF e agendar o seu exame preventivo de colo de útero e mama”, acrescentou.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.