Uberlândia, Minas Gerais. Uma pesquisa recente realizada revelou que 48% dos eleitores de Uberlândia preferem votar em um candidato novato para vereador nas próximas eleições. Esse desejo por renovação na Câmara Municipal demonstra a vontade de mudança entre a população. A pesquisa foi realizada pelo Ipec a pedido da TV Paranaíba.
Além disso, o levantamento apontou que 26% dos entrevistados pretendem optar pela reeleição de um vereador atual, enquanto 13% preferem candidatos que já ocuparam o cargo no passado e buscam retornar. Outros 13% ainda não decidiram ou não responderam.
A pesquisa também mostrou uma tendência comum entre o eleitorado brasileiro: a decisão de voto para cargos legislativos é frequentemente feita na última hora. Em Uberlândia, 81% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar para vereador. Essa indefinição pode ser atribuída à distância das eleições e ao fato de que as campanhas ainda não começaram oficialmente.
Quando questionados sobre a característica mais importante na escolha de um candidato, 44% dos entrevistados destacaram o trabalho realizado na comunidade ou no bairro. A experiência política foi citada por 21%, enquanto 10% valorizam a formação acadêmica. Outros 9% pretendem votar em alguém apoiado por um candidato a prefeito, 6% consideram o partido político relevante e 4% levam em conta a religião. Por fim, 2% não escolheram nenhuma das opções e 4% não responderam.
Conforme a campanha eleitoral se aproxima, espera-se que o número de eleitores indecisos diminua, com os candidatos apresentando suas propostas e conquistando o apoio necessário para as eleições municipais.