A equipe da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na quarta-feira, dia 25, na Escola Estadual Governador Juscelino, uma dinâmica do ‘Setembro Amarelo’ com a participação de alunos e professores.
“Foi um evento muito bom, onde conseguimos levar muitas informações e, principalmente, dialogar com os alunos acerca de depressão, bullying e suicídio ”, disse o coordenador de PSFs Celismar Vieira.
Bullying nas escolas, uma realidade
A intimidação sistemática, mais conhecida como bullying, é discutida constantemente em seriados, filmes, nas redes sociais e também nas instituições de ensino. Infelizmente, o bullying na escola faz parte da realidade de muitas instituições e os esforços para combatê-lo são enormes.
Você sabia que 1 em cada 10 estudantes brasileiros é vítima de bullying? Esse dado foi revelado no último relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Já uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que 50% das crianças e dos jovens do mundo já sofreram algum tipo de bullying.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), esse número chega a 43% no Brasil. E mesmo estando abaixo da média global, esse dado indica a gravidade da prática no país. As escolas – como espaços formativos – são essenciais para combater o bullying e prevenir novos casos.