CAPINÓPOLIS – Altura, peso e visão. Essa foi a tarefa das equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis, durante as últimas semanas quando levaram para dentro das escolas municipais, o Programa Saúde na Escola.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas, o Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.
O PSE nas últimas semanas foi realizado na Rede Municipal de Ensino, onde os alunos foram submetidos a teste de acuidade visual e medidas antropométricas (Peso e Altura). Em trabalho coordenado pelas Equipes de Saúde da Família das Unidades de Saúde e a enfermeira Sanitarista, Poliana Queiroz, da Vigilância Sanitária.
“É um trabalho importante que auxilia os pais a adotar medidas que visam melhorar o dia a dia dos filhos que precisam de maiores cuidados”, disse a coordenadora de Atenção Primária da SMS, Ana Claudia Fonseca.
O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.
O PSE é constituído por cinco componentes:
a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;
b) Promoção da Saúde e ações de Prevenção de doenças e de agravos à saúde. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) integra-se a esse componente;
c) Educação Continuada e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;
d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
e) Monitoramento e Avaliação do Programa.
“Hoje temos em Capinópolis uma merenda escolar da mais alta qualidade, além do ambiente escolar oferecer conforto e qualidade aos alunos e profissionais, e esse acompanhamento no PSE é uma das ferramentas que ajuda a detectar possíveis problemas em cada um dos nossos alunos, sendo muito importante”, avalia a secretária municipal de Educação e Cultura, Iracilda Pereira Duarte.