O Legislativo capinopolense realizou mais uma importante sessão ordinária nesta segunda-feira (17) de fevereiro.
Antes da reunião, uma audiência pública discutiu a situação dos pescadores de Capinópolis e Cachoeira Dourada de Minas. Os pescadores foram notificados extrajudicialmente para que desocupem a área de segurança da usina hidrelétrica instalada no Rio Paranaíba.
O biólogo e especialista em patrimônio da multinacional SPIC Brasil, Guilherme Mendes Furgler, esclareceu algumas dúvidas dos pescadores durante a audiência.
O debate de ideias, que buscou uma solução para o caso, foi intermediado de forma produtiva pelo presidente da câmara em exercício, Caetano Neto da Luz (PSDB). O vereador Luciano Belchior (MDB), atual presidente do Legislativo, voltava de uma viagem onde buscava recursos para Capinópolis e chegou quando a audiência já havia iniciado.
Apesar de regras claras, que impedem a ocupação da área de segurança, esta primeira audiência tentou encaminhar um novo horizonte aos pescadores, que estão apreensivos com a situação. A vereadora Neide Martins (MDB) teve a iniciativa da realizar o encontro.
A Colônia de Pescadores Z-07, de Cachoeira Dourada, enviou representantes.
Uma nova audiência pública deve ser realizada nos próximos meses e deve contar com a presença dos diretores da usina hidrelétrica de São Simão, gerida pela SPIC Brasil.
“Nosso objetivo é intermediar uma solução viável. Sabemos do sofrimento dos pescadores, que sustentam suas famílias com o pescado advindo do Rio Paranaíba e não ficar inertes diante esta situação”, disse o presidente do Legislativo, Luciano Belchior.
Votação da prestação de contas de 2016 da ex-prefeita Dinair Isaac
A prestação de contas da ex-prefeita Dinair Isaac, referente ao exercício 2016, foi aprovada em primeira votação de forma unânime pelo colegiado. O projeto 290/2020 havia sido aprovado inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça que analisou a prestação de contas.
Edward Sales (PSDB), Ivo Américo (DEM) e Luciano Belchior (MDB) ressaltaram o trabalho da ex-prefeita de Capinópolis e justificaram seus votos em favor da aprovação da prestação de contas.
Indicações apresentadas e aprovadas
Indicação nº. 19/2020 — Neide Aparecida Martins Souto— Determinar a instalação de travessia elevada na Rua Belo Horizonte com a Rua Bauzinho, em frente ao nº. 14, uma vez que já houve um acidente muito perigoso na localidade e a instalação deste redutor de velocidade iria minimizar o risco de eventuais acidentes.
Indicação nº. 20/2020 — Neide Aparecida Martins Souto— Fazer meio foi em frente à casa da mãe da sra. ‘Nininha’, em frente à Rua Névio Franco de Moraes.
Indicação nº. 21/2020 — Neide Aparecida Martins Souto— Determinar a instalação de travessia elevada na Rua 100 em frente ao nº. 1.309.
Indicação nº. 22/2020 — João Makhoul— Podar as árvores no imóvel de propriedade do município, situado na Rua 100, com a avenida 97, e determinar o reparo do buraco lá existente, ma vez que tem causado afundamento da via pública.
Indicação nº. 23/2020 — Suely Pricinoti— Denominar de ‘Luiz Bezerra’ o trevo de acesso à Capinópolis, em retribuição aos serviços prestados em favor do município.
Indicação nº. 24/2020 — Suely Pricinoti— Denominar de ‘Waldemar Machado de Souza’ (Negrinho Machado), Rua, Avenida, Edifício ou Bairro, em retribuição aos serviços prestados em favor do município.
Indicação nº. 23/2020 — Suely Pricinoti— Manter entendimentos com universidades para disponibilizarem cursos online (EA) em Capinópolis, reduzindo o número de alunos que se deslocam para Ituiutaba, gerando economia aos cofres públicos.
Indicação nº. 26/2020 — Bernaldo Evaristo Cabral— Criar na Avenida 109 entre Ruas 102 e 104, nos dias de sesta, sábado, domingo e feriados, praça de alimentação co interdição provisória, para que as pessoas que trabalham com as atividades de lazer e alimentação possam exercer suas atividades.