CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A Polícia Civil (PC) prendeu três suspeitos de integrarem uma quadrilha de roubo de gado na região – A PC identificou os suspeitos após um roubo de gado ocorrido no dia 31 de Julho deste ano na zona rural de Ituiutaba – Todos estavam foragidos da justiça e foram presos no último final de semana.
Três suspeitos foram presos – Alisson Gomes de Jesus, 34 anos, foi preso em Tupaciguara na última sexta-feira (21); Alexandre da Costa Belo Pereira Filho, 23 anos, foi preso em Capinópolis no sábado (22) e Neilton Aparecido da Silva Gomes, 35 anos foi preso no último domingo (23) de Agosto. O suspeito de comandar a suposta quadrilha, o carpinteiro Gilomar Antônio Borges, 47 anos, está foragido.
Segundo informações da Polícia Civil de Ituiutaba ao Tudo em Dia, Gilomar é conhecido por construir barracões na zona rural e ao desempenhar as atividade de carpintaria, passava a conhecer a rotina dos moradores da zona rural.
Durante o último roubo, os criminosos chegaram em dois veículos, mas o gado “estourou” e só conseguiram levar seis animais – Os criminosos ainda roubaram a residência do caseiro, subtraindo alguns aparelhos eletrônicos – Um homem foi preso na ocasião por receptação de produtos roubados. De acordo com o boletim de ocorrência registrado, os animais roubados foram transportados para Capinópolis pelos suspeitos Alexandre da Costa Belo Pereira Filho e Alisson Gomes de Jesus em um caminhão de cor branca e gaiola azul e em uma caminhonete D40 de cor vermelha.
A delegada Ludimila Pinto Borges Carneiro comandou as investigações que levaram à prisão dos suspeitos, que continuam presos em Ituiutaba.
RELEMBRE O CASO
Segundo informações da ocorrência registrada pela Polícia Militar, uma vítima e uma testemunha afirmaram que na última quinta-feira (30) de Julho, um homem teria oferecido para levar toda família que reside na fazenda até a cidade de Ituiutaba, cobrando a quantia de R$ 50 – Apenas o caseiro teria ficado na fazenda, que fica no Município de Ituiutaba.
Segundo o depoimento do caseiro, dois homens chegaram à fazenda e o fizeram de refém, trancando-o dentro de um banheiro, momento em que dois caminhões chegaram à propriedade rural para carregar animais bovinos – O gado teria “estourado” (expressão utilizada no meio rural para afirmar que o gado fugiu sem rumo definido) – A quadrilha ainda conseguiu apreender seis cabeças de gado com idade aproximada de dois anos.
Um aparelho de som e um televisor de 24 polegadas também foram furtados da casa do caseiro.
A PM foi acionada e deu início ao rastreamento, abordando um suspeito menor de idade de 17 anos que afirmou ter sido contratado para carregar o gado – A PM se deslocou até a casa do menor e encontrou um dos suspeitos de ter participado do roubo, que ao perceber a presença dos militares, fugiu em um Gol Prata.
Ainda segundo depoimentos contidos na ocorrência, os animais foram transportados em um caminhão branco e acompanhados por uma caminhonete D40 ano 86 de cor vermelha.
Uma caminhonete D40 e celulares foram apreendidos pela PM – A caminhonete tem as mesmas características de um veículo denunciado em uma outra ocorrência pelo mesmo tipo de crime. O aparelho de som foi encontrado em posse de homem de 21 anos, suspeito de receptação.
DENÚNCIA
Em 2014, o TUDO EM DIA denunciou a prática crescente de roubo de gado na região rural de Pontal, em especial em Capinópolis, salientando o perigo de compara carne clandestina, já que alguns animais recebem aplicações de vermífugo, como o Ivermectina 4% e não podem ser abatidos em um prazo médio de 140 dias devido ao alto risco para a saúde humana. Muitas pessoas podem estar consumindo a carne bovina infectada pela medicação que tem alto poder tóxico.
Alguns açougues e até supermercados em Capinópolis estão comercializando carne sem nota fiscal, dando indícios de que a carne pode não ter boa procedência, levando risco à saúde de famílias inteiras