ITUIUTABA – Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, na última quarta-feira (30/4), um ato de sabotagem criminosa preocupou autoridades da Prefeitura de Ituiutaba, em especial da Secretaria Municipal de Saúde. No momento em que a cidade ficou sem energia elétrica a Unidade de Pronto Atendimento acionou a ligação do gerador, que é de extrema necessidade para a continuidade do seu atendimento, momento em que foi verificado que os cabos estavam todos cortados, e numa primeira análise, o corte feito com faca.
A ação preocupou as autoridades, pois o ato criminoso poderia ter ocasionado a morte de alguma pessoa, e está sendo tratado com muita responsabilidade. Segundo informações da direção da UPAMI, foi registrado no local um Boletim de Ocorrência por parte da Polícia Militar, e o próprio prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, solicitou uma ampla investigação sobre o assunto.
Para alguns dirigentes municipais, se o que ocorreu foi um ato criminoso político, mostra a irresponsabilidade e o caráter de algumas pessoas que buscam fazer oposição colocando em risco a vida de pessoas que ali estão sendo atendidas. A Secretaria Municipal também aguarda a apuração dos fatos deste ato criminoso.
De acordo com nota divulgada pela CEMIG, quanto ao desligamento da energia naquela data, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que, em virtude de um defeito em equipamento da Subestação Ituiutaba 1, alguns bairros de Ituiutaba e os municípios de Capinópolis, Santa Vitória, Cachoeira Dourada e Gurinhatã tiveram o fornecimento de energia interrompido a partir das 10h51 desta quarta-feira (30/4).
Após identificar o equipamento que havia apresentado o defeito, foi iniciada uma série de procedimentos que garantiram o rápido restabelecimento do sistema. No período de 30 minutos, parte dos consumidores já estavam com o fornecimento de energia normalizado. O restabelecimento foi ocorrendo gradativamente até 11h40, quando fornecimento foi normalizado para todos os consumidores.