A partir desta quinta-feira (1º de fevereiro), até o próximo dia 9, quando ocorre a saída para o feriadão do Carnaval, vai chover em boa parte do estado, incluindo a Região Central de Minas, onde estão as principais folias das Gerais, segundo a previsão do instituto TempoClima PUC Minas.
“Espera-se acentuado volume pluviométrico no Noroeste, Norte, Nordeste e Leste de Minas Gerais. A massa de ar relativamente frio que vem do sul do país provoca ligeiro declínio na temperatura do ar em parte do estado”, informou o instituto.
De acordo com análise de imagens de satélites, nos próximos dias as precipitações serão intensas em Palmital de Minas e Cabeceira Grande, no Noroeste, próximo a Unaí, com possibilidade de chover de 70 a 90 milímetros. Também no Vale do Aço e do Rio Doce, há previsão de chuvas fortes. Na Região Central varia de 50 a 60 mm, assim como no Triângulo. A situação é mais tranquila no extremo Sul, com índices de 20 a 40 mm.
Na capital, e cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, houve queda nos termômetros, com chuvas de baixa a média intensidade. Nas nove regionais de BH, a de Venda Nova, de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, choveu 50,4 milímetros até as 20h10. Outras regiões que tiveram maiores índices foram Nordeste, com 25 mm, Noroeste, 26,6 mm, Oeste, 29 mm, e Pampulha, 25 mm. A média de precipitações em fevereiro na capital é 188,4 mm.
No Sul de MG, além de chuvas leves, na Serra da Mantiqueira, a mínima chegou nesta quinta-feira a 8,6°C, em Maria da Fé, em pleno verão.Risco de chuva significativa na Grande Belo Horizonte.
Fonte: Estado de Minas