A venda de lençóis hospitalares usados na loja Varejão das Fábricas, era feita há um ano em Uberlândia. A declaração foi de uma funcionária do setor de “Cama, mesa e banho” à uma fiscal do Programa de Orientação e Proteção do Consumidor (Procon) na sexta-feira (25). A fala da funcionária foi protocolada no processo movido pelo Ministério Público, a qual a reportagem do CORREIO de Uberlândia teve acesso.
No processo também foi anexada uma nota fiscal da empresa Döhler, que seria a fabricante, no valor de R$ 81.435,00 datada em 26 de agosto de 2010. O advogado da loja, Frederico Souza, informou que os donos não irão se pronunciar sobre o caso por enquanto. “Não fomos notificados de nada ainda e não vamos comentar”, disse.
Os 52 lençóis apreendidos são de hospitais dos estados de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo (confira lista abaixo). Três deles estavam com manchas e um deles semelhante a bolor. Todos eles foram lacrados e levados para a sede da Vigilância Sanitária em Uberlândia.
O Ministério Público deve enviar essa semana ainda a notificação com o pedido de análise dos lençóis para a Vigilância Sanitária. “Se a vigilância daqui não puder realizar vou pedir para que a Fundação Ezequiel Dias (em Belo Horizonte) faça”, disse o promotor de justiça Fernando Martins.
A Vigilância Sanitária de Uberlândia informou por meio da assessoria de imprensa que os lençóis encontram-se lacrados para perícia. O MP chegou até a loja por meio de uma denúncia anônima. Conforme o promotor, o material estava sendo vendido sem informação da procedência. “Vamos chamar os donos para que eles possam explicar o caso”, disse o promotor.
Hospitais:
Hospital Aura – Belo Horizonte – Minas Gerais
Hospital Igesp – São Paulo capital
Hospital Samaritano – São Paulo capital
Hospital Regina – Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul
Hospital São Camilo – São Paulo capital
Unimed Vale do Caí – Montenegro – Rio Grande do Sul
Hospital São José – (não informada)
Hospital São Lucas – PUC Rio Grande do Sul
Santa Casa de Misericórdia (não informada)
Hospital Santanense – Rio Grande do Sul
Sistema de Saúde Mãe de Deus – Porto Alegre (PR)
Home Doctor – Sistema de atendimento domiciliar – São Paulo
Instituto Cardiológico – Distrito Federal
Hospital de Clínicas São José – Recife (PE)
Hospital Felício Rocha – Belo Horizonte (MG)
Hospital Maternidade Santa Lúcia – Distrito Federal
Fonte: jornal Correio