O feitiço virou contra o feiticeiro. Em 1996, o SBT contratou Benedito Ruy Barbosa para escrever duas novelas: em 1998 e 1999. O problema é que o autor, por meio de sua empresa na época, a BRB Produções Teatrais e Artísticas LTDA., foi alvo de um processo. Segundo a emissora de Silvio Santos, Benedito não cumpriu com seu dever de escrever as duas histórias.
Para quem não se lembra, em 1999, o autor estava escrevendo ‘Terra Nostra’ para a TV Globo, que atualmente é reprisada pelo Canal Viva. Na ocasião, o SBT abriu o processo contra Benedito, sob o número 0916064-96.1996.8.26.0100. O problema é que, ao invés de receber a indenização, o SBT está sendo obrigado a pagar uma multa para Benedito, por litigância de má fé. Isto significa que a emissora utilizou recursos inapropriados no processo, protelando o encerramento da ação, que já corre há mais de 20 anos.
O caso é que, recentemente, o canal foi sentenciado em última instância a pagar quase R$ 5,4 milhões. O SBT ainda não foi intimado para efetuar o pagamento.