ITUIUTABA – Mesmo com a vacinação contra o HPV integrando o calendário regular de vacinação do SUS, o Ministério da Saúde, em parceria com os municípios está intensificando a vacinação com a campanha, para atingir um número maior de meninas imunizadas.
Para ampliar a vacinação, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, que está levando a campanha de vacinação para as escolas do município, teve na oportunidade a secretária de Saúde, Sônia Correa do Carmo, que fez questão de acompanhar a vacinação na Escola Municipal Machado de Assis, ressaltando a importância da vacina. “A vacina é uma importante ferramenta de prevenção, é necessário que as mães e meninas se conscientizem de que é uma ação em prol do bem delas mesmas, por isso, todas devem se vacinar”, disse Sônia Correa do Carmo.
A vacinação contra o HPV – Vírus do Papiloma Humano continua disponível na sala de vacina anexo a Secretaria Municipal de Saúde, e que estão aptas a receberem a primeira dose da vacina no município 2033 meninas, de 9 aos 11 anos.
Apesar de estar sendo amplamente divulgada sua importância, por conta de a vacina ser nova, muitos ainda têm resistência, contudo, os profissionais do setor lembram que um dos tipos de câncer que mais mata é o câncer de colo de útero, e a vacina contra o HPV tem como foco principal a prevenção deste tipo de câncer.
Dúvidas e informações podem ser esclarecidas na Secretaria de Saúde, no Departamento de Vigilância Epidemiológica, na Avenida Sete, entre as Ruas 24 e 26, número 1039, ou pelo telefone (34) 3271-8238, das 11:30 às 17:30, de segunda a sexta-feira.