lei aldir blank

Segmentos culturais de Canápolis recebem incentivo por meio da Lei Aldir Blanc

Central de Jornalismo

Canápolis, Minas Gerais. Vários segmentos artísticos e gastronônicos receberam incentivo por meio da Lei Aldir Blanc. O incentivo, oriundo por meio de trabalho da Casa de Cultura de Canápolis e departamento de Cultura, beneficiou Congadeiros, músicos, confeiteiros, artesãos e outros.

O dinheiro sai do Orçamento federal, com o objetivo de financiar “ações emergenciais” no setor cultural, durante o estado de calamidade.

O recurso foi pleiteado pelos artistas através do Edital 01/2020 após aprovação do Legislativo da abertura de crédito especial.

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Os proponentes de Microprojetos e Bolsas terão que promover vídeos, lives e portfólios fotográficos como contrapartida.

Ao todo, Canápolis recebeu o montante de R$103.963,95 em recursos.

- Continua após a publicidade -
Ad image

Segundo a diretora da Casa de Cultura de Canápolis, Profª Alessandra Pidruca, um esforço conjunto foi realizado. “Foi necessário a participação de servidores de vários segmentos para que o recurso chegasse até os artistas”, disse Pidruca.

A população poderá acompanhar os eventos no canal do YouTube da Casa de Cultura de Canápolis.

Apresentação de Anderson Dalex

O projeto Ballet Fazendo Arte, também é um dos partipantes do projeto cultural. Assista:

“A Lei Federal 14.017/2020, denominada Lei Aldir Blanc, em homenagem ao grande compositor e musicista, trouxe um alívio financeiro aos fazedores e fazedoras de cultura do município, neste momento de pandemia. A burocracia dificultou que o auxílio chegasse antes até os artistas. Fica registrado a minha gratidão a todos os servidores da Prefeitura Municipal de Canápolis”, finalizou Alessandra Pidruca.

A Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc foi sancionada no dia 29 de junho e regulamentada em 17 de agosto. Estados e municípios, então, deveriam se inscrever e serem aceitos no programa, pelo Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura, que a partir daí apenas transferiria o dinheiro. 

Ao todo, foram destinados R$ 3 bilhões para projetos culturais em todo o Brasil. Em princípio, divididos igualmente entre estados e municípios, sendo que os governos estaduais podem ficar com os recursos daquelas cidades que não os requereram.

Publicidade
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Quem foi Aldir Blanc Mendes

Nascido em 02 de setembro de 1946 no Rio de Janeiro, Aldir Blanc foi um letrista, compositor e cronista. Escreveu para os jornais cariocas O Globo, Jornal do Brasil e O Dia.

Morreu em maio de 2020, aos 73 anos, de complicações causadas pela Covid-19.

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo