No último domingo, 29, militares da 9° Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito, lotados da cidade de Ituiutaba, foram acionados para verificar denúncia anônima “DDU 181” de rinha de galos no Bairro Satélite Andradina.
Os militares deslocaram até o local onde fizeram contato com proprietário da residência que franqueou a entrada da Guarnição Ambiental nas dependências do imóvel.
Durante o transcorrer da a abordagem foi verificado também seis galos dispostos em gaiolas de madeiras, com água suja e as vasilhas com lodo, além do interior está totalmente sujo, denotando que a limpeza não é feita de maneira adequada, no momento da abordagem não havia alimentação disponível para as aves.
Ainda foi constatado que os galos estavam com esporas cortadas e dois deles tinham ferimentos na cabeça e pescoço, em tese por terem participado de confrontos.
Os galos foram encaminhados para clínica veterinária para avaliação, tratamento e, posteriormente, encaminhamento para bem estar das aves.
Diante dos fatos descritos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO para o suspeito, um senhor de 45 anos de idade, para que responda pelo crime de maus-tratos perante ao Juizado Especial Criminal por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.
Vale ressaltar que Maus-tratos a Animais é Crime Ambiental descrito no artigo 32 na Lei Federal 9605/98 “Lei dos Crimes Ambientais”.