A Secretaria de Estado de Saúde divulgou um boletim epidemiológico nesta quinta-feira (21) em que confirma 16 casos de febre amarela em pacientes previamente vacinados em Minas Gerais. Dessas pessoas com histórico de vacinação, duas faleceram por conta da doença.
Esse índice de vacinados que contraíram a doença representa 3% do universo dos casos confirmados entre julho de 2017 e junho deste ano.
Segundo a Secretaria de Saúde os números estão de acordo com a literatura científica, que descreve que a eficácia da vacina contra a doença é de 95% a 98%. Dessa forma, a secretaria informa que a vacina é considerada altamente eficaz e segura na prevenção da transmissão do vírus e ainda é a principal medida a ser adotada.
Desses 16 casos, a mediana de idade é de 21 anos, com registros de pessoas de 7 até 86 anos que contraíram a doença depois de se vacinar. Dessas pessoas, 11 são homens e 5 mulheres. Quinze casos confirmados receberam apenas uma dose da vacina de febre amarela e um deles recebeu duas doses.
Total
Desde o início desse monitoramento, foram confirmados 528 casos da doença em Minas Gerais. Desses, 177 evoluíram para óbito e outros 64 continuam em investigação. Os números demonstram que a epidemia vem perdendo força, mas ainda continua sendo a pior já registrada no país.