Os trabalhos de sinalização horizontal começaram na avenida Nicomedes Alves dos Santos, na zona sul de Uberlândia. Na noite desta terça-feira (20), equipes iniciaram as primeiras pinturas da via, que é um dos 13 trechos viários da cidade contemplados pelo programa de recapeamento da Prefeitura de Uberlândia. As ações de sinalização são sempre realizadas durante a noite para evitar transtornos aos motoristas e pedestres.
A avenida Nicomedes Alves dos Santos é a quarta via das recapeadas a receber os trabalhos de sinalização, que são feitas de forma automática por um caminhão. Nos últimos dias, as avenidas Liberdade, Raulino Cotta Pacheco e Belarmino Cotta Pacheco, que também foram recuperadas, começaram a receber o mesmo tipo de marcações. A próxima será a avenida Getúlio Vargas.
Todas as 13 vias contempladas no programa receberão a nova sinalização. “Vamos executar o trabalho de pintura em todas durante a noite, pois trata-se de alguns dos locais mais movimentados da cidade. Nosso objetivo é realizar uma ação contínua, se o tempo permanecer aberto e sem chuvas”, explicou o secretário municipal de Obras, Norberto Nunes.
Recapeamento
Já os trabalhos de recapeamento estão acontecendo na avenida Antônio Thomaz Ferreira Rezende, na zona norte de Uberlândia. Esta é a décima via da cidade a receber as melhorias. A previsão é de que esta primeira etapa dos serviços seja concluída ainda nesta semana. A segunda fase é a sinalização horizontal.
A próxima via a ser recuperada pelo programa deve ser a avenida Américo Salvador Tangari, no Centro. E seguindo o cronograma da ação, ainda serão contempladas as ruas Duque de Caxias e Coronel Tobas Junqueira.
A previsão é de que todos os trabalhos (recapeamento e sinalização horizontal das 13 vias) sejam concluídas até maio.
Investimento
As obras de recapeamento e pintura terão um investimento de R$ 4,8 milhões e serão executadas pela empresa vencedora da licitação, BT Construções. A verba é oriunda de recursos próprios da prefeitura e do contrato Pró-Transporte (PAC2) com a Caixa Econômica Federal, assinado em 2012, durante a segunda gestão do prefeito Odelmo Leão. Ao todo, 28 km de pavimento serão remodelados.
Para selecionar os pontos beneficiados, a administração municipal levou em consideração critérios como volume de tráfego, presença de transporte coletivo e estado de degradação do pavimento. O recapeamento atende a uma antiga demanda da população e vai propiciar vias muito mais seguras aos usuários.
Prefeitura de Uberlândia