Capinópolis, cidade de povo alegre e hospitaleiro, a “Cidade celeiro de Minas, orgulho do Brasil” esse é o título atribuído a este município do Triângulo Mineiro, com 697 km2 de área, distante 722 km da Capital Belo Horizonte, bem servido de estradas municipais e estaduais, com clima temperado e terra “massapê”, relevo levemente ondulado, uma hidrografia composta de mais de 20 córregos e ribeirões, tudo contribuindo para fazer do lugar uma das áreas de produção agropecuária mais destacadas do Estado.
Capinópolis tem hoje (2011), 57 anos de emancipação político administrativa, mas tudo teve início por volta de 1810, quando chegaram à regiãoo seus primeiros ocupantes: José Rodrigues, D. Francisca Ângela da Silva e José Luciano Teixeira, donos de “Seis Marias”, mas Capinópolis “nasceu” em torno de 1927, quando o senhor Jerônimo Maximiano da Silva resolveu fazer o loteamento de parte de sua fazenda, recebendo o nome de “Capão da Onça”, “Araial do Capim”. Em 1940, foi erguida a primeira capela, consagrada a São Pedro. Três anos mais tarde, o povoado tornou-se distrito de Ituiutaba-MG e em 1953, foi emancipado com o nome atual, Capinópolis.
A denominação se deve ao fato do lugar designado para o loteamento pelo fazendeiro ter uma “coroa de capim”.
FATOS MARCANTES
A passagem de Orlando Sabino na década de 70, marcou uma geração, que até nos dias atuais, relembra o terror trazido por este paranaense, que por meio de sua loucura, trouxe o medo e a morte.
Geografia
Sua população segundo o IBGE/2009 é de 16.043 habitantes
O município faz parte da região do Triângulo Mineiro, e tem fronteiras com Canápolis, Cachoeira Dourada e Ituiutaba.
Curiosidade: ao contrário do que se imagina, o município de Ipiaçu, embora faça parte da Comarca de Capinópolis, juntamente com Cachoeira Dourada, não faz limite a Capinópolis. Há um “braço” de terras pertencente a Ituiutaba, como saída desta para o rio Paranaíba, entre os dois municípios.