Capinópolis, Minas Gerais. “Durante a vida, um homem deve plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho”, você já deve ter lido ou ouvido essa frase do cotidiano popular. A Escola Municipal Higino Guerra leva a sério a missão de instruir e incentivar o crescimento pessoal de seus alunos, e adotou o desenvolvimento do projeto “Super Autor”, onde estudantes passaram a ser escritores.
A noite da última quarta-feira (22.Nov.23) ficará gravada na memória de muitos estudantes. Uma noite de autógrafos foi realizada na Câmara Municipal de Capinópolis.
A adesão ao projeto foi feita no final de 2022, e foi desenvolvido ao longo de 2023. Sob a condução das diretoras Jurema Mendes e Jéssica Dias, o programa foi conduzido e concluído com sucesso. O livro, de capa dura, colorido e ilustrado, exprime a identidade de cada escritor(a).
Ao todo, 106 alunos participaram do projeto “Super Autor” — 33 autores tiveram seus livros impressos e pagos pelos pais—, entretanto, todos tem uma versão ebook que pode ser acessada pelos pais ou responsáveis na plataforma digital.
Jéssica Dias, diretora da Escola Municipal Higino Guerra, deu detalhes do desenvolvimento do projeto.
“Os meninos tiveram acesso a vários livros de literatura, para entender como se faz a escrita de um livro, para que eles pudessem ampliar a imaginação, a criatividade, para assim, eles confeccionarem o próprio livro. Eles fizeram a escrita da história, escolheram o tema, o título, fizeram também as ilustrações das histórias. E foi um projeto que foi riquíssimo. A gente entende a literatura como uma porta de entrada para inúmeros caminhos. Por que a literatura ela te leva além, ela traz conhecimento, ela traz sabedoria, ajuda no processo cognitivo, além de melhorar muito o vocabulário das nossas crianças, ela proporciona também um leque de criatividade e imaginação”, disse.
O projeto Super Autor é uma iniciativa desenvolvida em todo o Brasil.