Capinópolis, Minas Gerais. Juliana Raquel de Souza, técnica de enfermagem, que atua no Hospital Municipal FAEPU, é a primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 em Capinópolis. A tão aguardada vacina chegou ao PSF do bairro Recanto das Acácias no final da tarde desta terça-feira (19.jan.2021).
A chegada da vacina é uma boa notícia, no dia que Capinópolis contabilizou 799 casos confirmados de Covid-19 e a 11ª morte em decorrência da doença.
O transporte das doses da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, teve o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O aguardado momento da vacinação foi acompanhado de perto por prefeito Cleidimar Zanotto, pelo vice-prefeito Jaisson, pelo secretário de saúde, Giovani Mafioleti e por colaboradores do setor da saúde.
A Gerência Regional de Saúde (GRS) recebeu 3.360 doses da vacina Coronavac. As doses serão distribuídas proporcionalmente entre os nove municípios da regional — Ituiutaba, Capinópolis, Campina Verde, Centralina, Canápolis, Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçu e Cachoeira Dourada.
Juliana foi imunizada pela enfermeira Patrícia. Feliz, falou ao Tudo Em Dia.
“É uma sensação de estar imunizada. Agradeço primeiramente a Deus, e também ao secretário de saúde, juntamente com o prefeito. Quero dizer a todos que a vacina não dói”, destacou Juliana, que deve receber outra dose da vacina dentro de 14 dias.
Nesta primeira etapa, apenas 46 doses da vacina chegaram à Capinópolis. O secretário Giovani Mafioleti destacou os grupos que receberão a vacina nesta primeira fase.
“Hoje, estamos recebendo algumas doses. Infelizmente é um número bem pequeno, são 46 doses apenas. Nós vamos dar prioridade à equipe de enfrentamento ao Covid que trabalha dentro do isolamento do hospital, são profissionais da saúde que estão lá em contato direto com pessoas positivas [que testaram positivo para Covid-19]. E também, os idosos que estão em abrigos”, pontuou o secretário.
O prefeito Cleidimar Zanotto ressaltou a importância da vacina como um sinal de esperança.
“A luz está começando a brilhar em nossa cidade. Deus está nos abençoando, cada momento, é um momento de fé, de esperança. A gente quer que a população entenda — não dá para vacinar todo mundo [na primeira fase], mas vai chegar o momento que todos serão vacinados”, disse o prefeito.
A chegada da vacina em toda a região do Pontal do Triângulo leva esperança de novos tempos.