Quase 3 mil vagas são oferecidas em concursos públicos em Minas Gerais, neste início de 2013, e a maioria é para candidatos com nível médio. Das 2.950 vagas, 69 são destinadas a Uberlândia, como para a Polícia Militar (30 para o posto de soldado), Hemominas (32) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem sete vagas para professor.
Na temporada 2013 de concursos, também estão disponíveis 800 vagas para o Corpo de Bombeiros, 115 para nível superior da Polícia Militar e 69 vagas no Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem).
Para passar em concursos como esses, muitas pessoas têm se preparado em cursinhos de Uberlândia que oferecem maratonas de estudos e aulas até nos fins de semana. Foi o grande interesse dos alunos por estes estudos que levou o professor Christiano Lamar a dedicar-se integralmente a esta atividade. Proprietário de duas unidades de cursinhos na cidade, ele afirmou que as provas são difíceis e, geralmente, reúnem conhecimentos de informática, matemática e português que costumam eliminar os candidatos menos atentos.
“Existem muitas armadilhas nessas provas. Não é só estudar, tem mesmo que estar familiarizado com o estilo da banca organizadora do concurso para passar na prova”, disse Lamar, lembrando que em seu cursinho os cursos mais procurados são os de preparação para os concursos dos Bombeiros e da Polícia Militar.
Professor dá dicas de preparação
O professor e proprietário de cursinho Christiano Lamar orienta que para passar em um concurso o candidato precisa ter foco. Ainda segundo ele, deve ser definido qual concurso prestar e estudar as matérias específicas dele.
Além disso, segundo o professor, com o objetivo de ir treinando para o concurso desejado, é importante que o candidato faça provas de outros mais fáceis, cujas matérias estão relacionadas. Lamar disse também que “é importante (a pessoa) começar a estudar agora e seguir com disciplina, mantendo a rotina de preparação”.