Um temporal com chuva e ventania intensa provocou grandes transtornos e destruição em Ituiutaba. O temporal teve início por volta das 17h da última sexta-feira (31).
Vários bairros foram afetados, entre os principais o Setor Universitário, Setor Norte, Independência, Portal dos Ipês, Progresso, Ipiranga e Centro.
O 2° Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba acionou o 2° esforço operacional, que prevê recursos da administração da unidade e Plano de Chamada.
Na Avenida Salada Jorge uma residência ficou alagada e os bombeiros tiveram que usar uma moto bomba para realizar a drenagem da água. Pelas vias da cidade, conforme as imagens, postes da rede elétrica cederam e a fiação ficou exposta. Os militares também foram acionados para mais de 15 queda de árvores, que obstruíam ruas e avenidas, e inclusive atingiram veículos automotores.
Diante das ocorrências, equipes do Corpo de Bombeiros Militar foram mobilizadas para garantir a segurança da população, com o apoio da Polícia Militar, CEMIG e da Prefeitura Municipal. Assim, por volta das 23h, todas as ocorrências de risco foram controladas.
Não houve registro de vítimas feridas em decorrência das ocorrências citadas.
Imagens:
Foto: Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar orienta que, em caso de chuvas fortes, seja tomado alguns cuidados:
- Caso perceba o risco de inundação, estacione em um local alto e espere o nível da água abaixar;
- Poças de água podem ocultar buracos ou crateras, não tente transpô-las;
- Não tente enfrentar o alagamento;
- Em caso de chuvas, mantenha a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel à sua frente;
- Caso seja surpreendido, mantenha a mesma marcha e aceleração constante até sair do alagamento;
- Se a água começar a entrar dentro do carro, saia rapidamente e vá para um local seguro. Se estiver no meio da enxurrada, tente sair pela janela, suba em cima do carro e aguarde o socorro;
- Deixe o celular sempre à mão dentro do carro para conseguir avisar alguém, caso seja possível;
- Não pare o carro perto de postes ou árvores;
- Se houver um cabo partido em contato com o veículo, não tente sair. Você poderá tomar um choque;
- Em situação de incêndio do veículo, abra a porta e pule com os pés juntos, o mais distante possível, sem tocar a lataria do carro;
- Se estiver do lado de fora do veículo que está em contato com os cabos, não encoste no veículo, pois ele poderá estar energizado;
- Não tente socorrer vítimas que estiverem em contato com fios partidos e acione imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros Militar.