[add_eventon]
O eneagrama da personalidade é um modelo que descreve as diferenças individuais tendo por base nove tipos de pessoas. A palavra eneagrama vem do grego ἐννέα [ennea, que significa nove] e γράμμα [gramma, que significa algo escrito ou desenhado].
Apesar de que alguns teóricos terem encontrado modelos parecidos do Eneagrama já no século IV, em Alexandria, o moderno Eneagrama foi feito pelo pesquisador Oscar Ichazo em sua obra “Enneagon of Ego Fixations” (literalmente Eneagon das fixações do Ego) na década de 1950, quando ele começou a ensinar o Enagrama em workshops de desenvolvimento pessoal. O seu programa de desenvolvimento pessoal incluía o Eneagrama e a utilização de outros símbolos e simbolismos e foi iniciado no Chile e posteriormente nos Estados Unidos, já com o nome de Eneagrama da Personalidade.
Claudio Naranjo, psiquiatra chileno, aprendeu o Eneagrama nos cursos de Ichazo e também o levou para os Estados Unidos, mas com algumas modificação a partir de seu próprio estilo. Naranjo começou a ensinar o Eneagrama para públicos muito diversificados, inclusive para padres jesuítas que passaram a utilizar este conhecimento nos seminários e cursos espirituais.
Os 9 Tipos de Personalidade no Eneagrama
No eneagrama temos 9 Tipos de Personalidade:
1) Perfeccionista, Reformista (em inglês Reformer);
2) Prestativo, Manipulador (em inglês Helper);
3) Bem-sucedido, Competitivo (em inglês Achiever);
4) Individualista (em inglês Individualist);
5) Observador, Pensador (em inglês Investigator);
6) Questionador (em inglês Loaylist);
7) Sonhador, Impulsivo (em inglês Enthusiast);
8) Confrontador, Líder (em inglês Challenger);
9) Pacifista, Preservacionista (em inglês Peacemaker).
Em seguida, vamos ver algumas características de cada um dos 9 Tipos.
Tipo 1) Perfeccionista, Reformista (Reformer)
A ideia central para o primeiro tipo é a perfeição. Por isso, centra toda a sua atenção no erro, no que deve ser corrigido e, neste sentido, é também um reformista, ou seja, vem para corrigir as falhas existentes. A sua fixação egoica é o ressentimento.
Frase: “Eu faço do meu jeito”
2) Prestativo, Manipulador (Helper);
O ponto central para o segundo tipo é ser amado pelos demais, por este motivo, este tipo é chamado de prestativo e ajudará em todas as situações em que puder. Este é o seu lado negativo, pela via negativa o seu medo de não receber amor faz com que sejam manipuladores.
Frase: “Eu devo ajudar os outros”
3) Bem-sucedido, Competitivo (em inglês Achiever);
Frase: “Eu preciso ser bem-sucedido”
4) Individualista (em inglês Individualist);
O individualista busca o autoconhecimento, a autocompreensão e, com isso, desenvolvem frequentemente coisas originais. No lado negativo, podem ser melancólicos e introspectivos em demasia.
Frase: “Eu sou único”.
5) Observador, Pensador (em inglês Investigator);
A ideia central para o tipo 5 é o conhecimento total. Com sua observação apurada e constante, eles buscam sempre conhecer mais o mundo e as pessoas, num ciclo eterno de conhecer para usar o conhecimento adquirido para conhecer mais. Por isso, observam e analisam o tempo todo.
Frase: “Eu preciso entender o mundo”.
6) Questionador (em inglês Skeptic);
Em inglês, a palavra que define o tipo 6 pode ser Skeptic (cético) ou Loyalist (Leal), o que é bastante curioso porque a diferença entre ser leal (a algo, a alguém, ou a alguma ideia) é bastante diferente de ser cético. Porém, podemos notar nestas duas tendências, praticamente opostas, a representação de um único tipo, na via negativa e na via positiva.
Frase: “Eu sou cético”.
7) Sonhador, Impulsivo (em inglês Enthusiast);
O tipo sonhador é um dos mais facilmente reconhecíveis. A ideia central é a busca pela felicidade, a busca pela alegria. São normalmente muito divertidos e otimistas e estão sempre prontos para ouvir uma nova ideia, para sonhar um novo projeto. Na forma negativa, podem ser impulsivos e volúveis, indo cada hora na direção de um novo sonho.
Frase: “Eu sou feliz e aberto a novas ideias).
8) Confrontador, Líder (em inglês Challenger);
O tipo 8 também chamado de Líder é aquela pessoa que está sempre se confrontando com os demais e por esta única característica apresenta grande tendência para liderança de grupos e pessoas. São motivados para a ação e, positivamente, conseguem motivar as pessoas para atingir os seus objetivos e os objetivos do grupo.
Frase: “Eu devo ser forte”
9) Pacifista, Preservacionista (em inglês Peacemaker)
Como a própria palavra já diz, o tipo 9 é um sujeito que busca a paz, busca resolver os conflitos, as discórdias e discordâncias. Em inglês, literalmente temos – o que faz a paz. A sua grande tendência é de buscar e criar a união entre as pessoas.
Frase: “Eu estou em paz”
Conclusão
Neste breve texto sobre o Eneagrama, foi possível conhecer um pouco mais sobre a sua definição de um teoria da personalidade de 9 tipos, sua história atual e uma breve descrição de cada uma das personalidades estudadas.
Para concluir, gostaria de mencionar que o Eneagrama geralmente não é estudado nas graduações de psicologia. Algumas graduações, é claro, abordam o tema em virtude de os professores terem feito cursos ministrados à parte. Porém, pelo que pude ver, o normal é que o aluno que se interesse por esta teoria tenha que buscar cursos extracurriculares para expandir os seus conhecimentos.
De um modo geral, o Eneagrama não é considerado uma teoria de personalidade reconhecida pela psicologia, embora seja utilizada em contextos diversos como consultórios e clínicas e especialmente em empresas e ambientes ligados á espiritualidade.