O TikTok retirou do ar, nesta segunda-feira (10/4), o vídeo publicado nesse fim de semana por um usuário do aplicativo com ameaça de ataques a diversas escolas do país, 35 só em Minas Gerais.
A postagem, com 8 segundos de duração, tentou escapar das Diretrizes da Comunidade do TikTok – que proíbe ameaças, incitação à violência, comportamento de ódio, dentre outros comportamentos nocivos. A "Lista do Massacre" trocava letras por números, em tentativa de escapar de verificação por máquinas.
A insegurança transmitida aos usuários do TikTok e a repercussão do conteúdo, no entanto, não permitiram que o vídeo passasse despercebido. Após dez horas on-line, foram 61 mil curtidas e 18 mil comentários.
Na manhã de hoje, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), declarou que investiga o conteúdo da publicação e que vai “averiguar a autoria e veracidade de postagem”. Até o momento, dados concretos não foram encontrados.