A falta de pessoal e o congestionamento que impediram a chegada dos veículos que atuaram na retirada da carga e limpeza da pista, foram as justificativas da TransCon para a demora de mais de cinco horas na liberação do trânsito na trincheira da Cemig, na Cidade Industrial, em Contagem, na manhã desta quinta-feira (4).
O derramamento de uma carga de cimento no início da manhã causou reflexos que atingiram até o Anel Rodoviário e a BR-040, na altura do bairro Camargos, na região Noroeste de Belo Horizonte.
De acordo com a empresa que administra o trânsito em Contagem, o acidente aconteceu por volta das 6h30 na trincheira, que fica na avenida Cardeal Eugênio Pacelli, e que só teve as pistas totalmente liberadas por volta das 11h45.
No acidente, somente a carga caiu do veículo, não atingindo nenhum outro veículo. Ninguém ficou ferido.
Problemas
Entre os problemas enfrentados na liberação da pista, estava o fato do turno do pessoal da limpeza urbana só ter início às 8h.
Além disso, com o caos gerado no trânsito, o caminhão para onde a carga seria transplantada e o caminhão pipa que seria usado na lavagem da pista demoraram para chegar ao local.
FOTO: UARLEN VALÉRIO / O TEMPO |
Voluntários auxiliaram na remoção na carga |
Ajuda de voluntários
Com apenas cinco funcionários da empresa carregando os sacos de cimento, algumas pessoas que passavam pela via acabaram se oferecendo como voluntários para a retirada da carga derramada.
Da empresa que transportava o cimento, a única pessoa que auxiliou nos trabalhos foi o motorista. Os servidores da limpeza e alguns funcionários do Dnit também auxiliaram nos trabalhos.
Atualizada às 12h26