Na manhã desta segunda-feira (6), a Polícia Civil de Uberlândia prendeu três homens no Bairro Lídice após a apreensão de 40 kg de fios de cobre furtados. O material foi encontrado cortado no mesmo bairro onde ocorreram os furtos, conforme denúncias de moradores locais.
De acordo com o delegado-chefe Marcos Tadeu de Brito Brandão, os suspeitos foram capturados em flagrante por furto. Além dos fios, foram apreendidas ferramentas que evidenciam a prática do crime. “Todos tinham várias passagens policiais por crimes contra o patrimônio e por tráfico de drogas. Serão autuados por furto qualificado, a pena é de até 8 anos de prisão”, declarou Brandão.
O delegado regional Gustavo Anai destacou a uma emissora de tv local que ações de fiscalização vêm sendo realizadas desde 2022 para combater a receptação desses fios. “Todo produto furtado tem um destino, essas pessoas que adquirem esses produtos sabendo da origem ilícita, estão cometendo um crime de receptação”, explicou Anai.
Uberlândia registra aproximadamente 35 casos de furto de fios por mês, com 473 pessoas presas por este tipo de crime em 2024.
A operação desta manhã não só recuperou uma quantidade significativa de material furtado mas também interrompeu uma rede de crimes que afeta a infraestrutura da cidade.