A Prefeitura de Uberlândia começa, nesta terça-feira (23), a visitar propriedades rurais para prestar apoio à confecção de silagem. A ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, oferece a pequenos produtores o empréstimo de maquinário com valor 50% menor do que o de mercado, além de fornecer a mão de obra para operação. Desde o início deste mês, 44 produtores já agendaram o serviço, que deve durar até meados de junho.
A produção da silagem tem o objetivo de processar os grãos de milho ou sorgo, a fim de obter nutrientes de qualidade para a alimentação de animais como gados e equinos, substituindo o pasto em períodos de seca.
À disposição
A Prefeitura oferece à comunidade, por meio de subsídios, cinco conjuntos de maquinário, que dispõem de um trator e uma ensiladeira cada. Também é dada assistência técnica (agrícola e veterinária) durante as diferentes etapas da colheita. O objetivo é garantir que cada produtor potencialize ao máximo os resultados da safra, além de utilizar corretamente o produto na alimentação dos animais.
A expectativa da gestão municipal é atingir números semelhantes aos obtidos no primeiro semestre de 2017, quando foi desenvolvida a ensilagem de 195 hectares de lavouras, divididas em 58 propriedades.
A secretária responsável pela pasta, Walkíria Naves, destacou que o trabalho é de extrema importância para o homem do campo. “É um grande benefício para o pequeno produtor, que não tem condições de ter o seu próprio equipamento. Por meio da secretaria, essas pessoas conseguem um trabalho de qualidade por um preço muito mais acessível”, ressaltou.
Inscrições
As inscrições para receber o benefício seguem abertas desde o início de janeiro. Não existe limite de inscritos. Os interessados devem comparecer ao Anexo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, no bairro Planalto, localizada na avenida das Gameleiras, nº 10, no bairro Planalto, Zona Oeste de Uberlândia, das 8h às 17h.
Após o contato, a Secretaria agenda uma visita à área rural para avaliar se as condições da propriedade se encaixam nos requisitos do programa. São avaliados critérios como o tamanho da lavoura e outros recursos de produção, no sentido de assegurar a prestação do serviço a pessoas que, de fato, necessitam.
Mais informações podem ser obtidas pelos números (34) 3232-4336 e 3229-2914.
Inscrições:
Local: avenida Gameleiras, 10 – bairro Planalto
Horário de Funcionamento: 8h às 17h
Telefones: (34) 3232-4336 / (34) 3229-2914