Além da redução nos diagnósticos, o levantamento aponta também uma queda de 33% no número de óbitos.

Uberlândia registra queda de 52% nos diagnósticos de câncer de mama

Além da redução nos diagnósticos, o levantamento aponta também uma queda de 33% no número de óbitos.

Central de Jornalismo
Além da redução nos diagnósticos, o levantamento aponta também uma queda de 33% no número de óbitos.
09103917 WhatsApp I
Campanha “Outubro Rosa” busca ampliar a detecção precoce e reduzir os casos de câncer de mama na cidade | Foto: Rodrigo Nunes/MS

A cidade de Uberlândia apresentou uma redução significativa nos diagnósticos de câncer de mama em 2024, com uma queda de 52% em comparação ao ano anterior. De janeiro a agosto, foram confirmados 68 novos casos da doença, enquanto no mesmo período de 2023 foram registrados 143 casos.

Os dados são do Painel de Monitoramento do Tratamento Oncológico de Minas Gerais.

Além da redução nos diagnósticos, o levantamento aponta também uma queda de 33% no número de óbitos. Nos primeiros oito meses de 2024, 43 mortes foram registradas em decorrência do câncer, em comparação com 65 óbitos no ano anterior.

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 74 mil novos casos da doença serão registrados no país em 2024. Diante desse cenário, campanhas de conscientização como o “Outubro Rosa” são essenciais para promover a prevenção e o diagnóstico precoce.

Mutirão de Mamografias Gratuitas

- Continua após a publicidade -
Ad image

Em Uberlândia, o Grupo Luta Pela Vida (GLPV) está à frente de ações de conscientização e prevenção. Durante todo o mês de outubro, o grupo realiza um mutirão de mamografias gratuitas para mulheres a partir de 40 anos. O objetivo da ação é detectar precocemente casos de câncer de mama, proporcionando acesso a exames de mamografia sem custo.

Em entrevista ao Diário, Thayna Martins, pesquisadora do Núcleo de Projetos, Prevenção e Pesquisa em Câncer do GLPV, destacou a importância dessas ações. “Realizamos palestras em empresas e escolas durante o Outubro Rosa para conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou Thayna. Ela também ressaltou que os exames realizados no mutirão terão seus resultados encaminhados diretamente ao Núcleo de Projetos, que fará um atendimento individualizado para as participantes e providenciará encaminhamentos, caso necessário.

Como Participar

Para agendar a mamografia, basta entrar em contato com o grupo pelo WhatsApp ou telefone 0800 340 2062, informando nome completo, telefone e data de nascimento.

Serviço:

Publicidade
A ILHA SAÚDE ANIMAL
  • O que: Mutirão de mamografias gratuitas do GLPV
  • Quando: Todo o mês de outubro
  • Como: Agendamento pelo WhatsApp 0800 340 2062

Essa ação é um exemplo de como iniciativas de prevenção e diagnóstico precoce podem salvar vidas, especialmente em tempos de queda nos índices da doença.

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo