As atividades da Universidade do Estado de Minas Gerais — UEMG —, campus Ituiutaba, teve suas atividades suspensas na noite da última terça-feira (17) de setembro. Os alunos também optaram pela ocupação da unidade de ensino.
Os estudantes buscam melhores condições para a universidade. Um estudante ouvido pelo Tudo Em Dia disse que a situação financeira da UEMG é crítica. O estudante afirmou que não há energia elétrica na fazenda da universidade e que os alunos tem de fazer ‘vaquinha’ para comprar combustível para o ônibus que faz o transporte até a propriedade rural.
Um comunicado do Diretório Acadêmico Julmar de Oliveira Diniz – DAJOD, afirma que as atividades ficarão suspensas por tempo indeterminado.
“Reivindicamos melhorias e atenção do governo estadual diante das dificuldades enfrentadas por todos os cursos. A paralisação não basta, precisamos ocupar e mostrar que o movimento estudantil vai lutar pelo direito a educação de qualidade. Nosso movimento é pacífico, sem caráter partidário e de união geral de todos os cursos do campus”, diz comunicado compartilhado pelos estudantes.
O Tudo Em Dia entrou em contato com a assessoria do governo do estado e aguarda posicionamento oficial.