A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo entra em sua última semana em todo o Brasil. Conquanto, a campanha apresenta números preocupantes devido à baixa adesão por parte da população. Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, apenas 55% do público alvo foi vacinado. Mais de 5 milhões de crianças ainda não foram vacinadas.
Erradicado no Brasil há várias décadas o sarampo está de volta com mais de mil casos já confirmados. Alguns óbitos já foram confirmados e é fundamental vacinar todas as crianças de 1 a menos de cinco anos.
No caso da pólio, felizmente não se registrou nenhum caso ainda no Brasil, com casos confirmados no Afeganistão, no Paquistão e na Nigéria.
Em Capinópolis, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta não foi alcançada. Nessa semana as equipes dos PSFs estão à procura das crianças que não foram levadas pelos pais para vacinar.
“Você que ainda não vacinou o seu filho procure o quanto antes o seu PSF para que ele também fique imunizado”, conclama o coordenador de PSFs da Secretaria Municipal de Saúde, Celismar Vieira.