O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, alertou que a população está deixando em segundo plano a vacinação contra doenças como febre amarela e sarampo. A declaração foi dada em entrevista coletiva sobre a situação da pandemia de coronavírus no Estado, nesta quinta-feira (23).
Bacheretti destaca a importância de se imunizar contra a febre amarela, que tem alta taxa de mortalidade. “A gente fala de Covid há tanto tempo, e a vacinação de outras doenças está sendo deixada de lado. Para febre amarela, sarampo, poliomielite nós temos uma cobertura vacinal muito baixa. Tivemos algumas endemias de febre amarela no Estado, e febre amarela tem uma letalidade de quase 100%, e é uma doença que tem uma vacina eficaz disponível”.
A diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Belo Horizonte, Jandira Lemos também alerta sobre a febre amarela.
“No Sul e no Centro-Oeste do país já estamos tendo episódios de febre amarela. Começamos a entrar em uma época de chuvas, é o momento que acontece a maior reprodução do mosquito, é um risco grande voltar a ter febre amarela. Acima de cinco anos, é apenas uma dose, uma dose única você se protege. Nessa época as pessoas costumam ir à beira da lagoa, de matas, e acabam não estando protegidas pela falta de vacinas. É preciso se proteger, temos excelentes vacinas à disposição da população gratuitamente. O Brasil tem a maior oferta de vacinas do mundo”.
As coberturas da vacina tríplice viral e da poliomielite em Minas Gerais estão abaixo da meta de 95%. Confira:
Tríplice viral (D1 – 12 meses): 92,42%
Tríplice viral (D2 – 15 meses): 75,8%
Poliomielite (menos de 1 ano): 86,3%
Poliomielite (1º reforço – 15 meses) 82,4%
Poliomielite (2º reforço – 4 anos): 78,72%
Fonte: ONU, Instituto de Pesquisa para Políticas de Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de MG e Prefeitura de Belo Horizonte
Quem deve se vacinar contra a febre amarela?
A vacina é indicada para:
Crianças, ao completarem 9 meses de vida, devem tomar 1 (uma) dose;
Crianças, ao completarem 4 anos de idade, devem tomar a dose de reforço;
Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem tomar 1 (uma) dose;
Pessoas que receberam apenas 1 (uma) dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem tomar 1 (uma) dose de reforço;
Quem já se vacinou dentro destes parâmetros não precisa se vacinar novamente, pois a imunização dura por toda a vida!
IMPORTANTE: Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar.
Quem não deve tomar a vacina contra febre amarela?
Crianças menores de 9 meses de idade.
Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade.
Pessoas com alergia grave ao ovo.
Pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350.
Pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia.
Pessoas portadoras de doenças autoimunes.
Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).