Zachary Quinto
O ator ficou famoso com o personagem Sylar, da série “Heroes” e como o Spock da última versão cinematográfica de “Star Trek”. Quinto assumiu ser gay publicamente em 2011, em uma entrevista para a publicação americana New York Magazine. “Ficou claro para mim que ter uma vida gay sem reconhecê-la publicamente não é suficiente para fazer uma contribuição significante ao imenso trabalho que temos pela frente para uma completa igualdade”, justificou.
Ricky Martin
Uma das personalidades que mais “causou” quando saiu do armário foi o cantor Ricky Martin. O ex-menudo assumiu em uma carta aberta ao público que estava escrevendo memórias e percebeu a importância e o alívio de não precisar esconder ser gay. “Hoje eu aceito a minha homossexualidade como um presente que a vida me dá. Sinto-me abençoado por ser quem eu sou!”, afirmou o astro em seu site.
Lance Bass
O ex-integrante do N´Sync causou furor entre fãs (predominantemente, garotas) ao assumir, em 2006, sua homossexualidade em entrevista à revista americana People. Bass confessou sentir uma pressão enorme e estar sempre preocupado com uma possível “descoberta”. Ele afirmou saber ser gay desde criança e disse não se sentir envergonhado por isso. O cantor apenas lamentou o fato de sua mãe descobrir a sua orientação sexual pela internet.
Anderson Cooper
O jornalista Anderson Cooper, um dos principais âncoras da rede de televisão americana CNN, nunca escondeu sua orientação sexual de amigos e familiares, mas, publicamente, só assumiu ser gay em julho de 2012. O jornalista que cobriu a guerra no Iraque e o furacão Katrina, entre outros fatos importantes, afirmou passar a impressão – errada – de estar tentando esconder alguma coisa ou de estar desconfortável, envergonhado ou até amedrontado. “Simplesmente, não é verdade. O fato é que sou gay, sempre fui, sempre serei”, afirmou.
Jim Parsons
José de Abreu
O veterano ator, que encarnou o personagem Nilo na prestigiadíssima novela “Avenida Brasil”, revelou ser bissexual ao participar de uma discussão no Twitter em que defendeu homossexuais de ataques preconceituosos. “Eu sou bi-sexual e daí? Posso escolher quem eu beijo?” (sic), declarou o ator. Ele também contou por meio do microblog ter se apaixonado por uma mulher bissexual em 1989, com quem viveu por nove anos.
George Michael
O cantor “saiu do armário” em 1998 em uma situação nada amistosa. Ele foi forçado a assumir ser gay após ser detido por assediar um policial num banheiro público. George Michael falou publicamente diversas vezes sobre sua homossexualidade e tornou-se um ícone do mundo gay. Ele já declarou ter mantido relações sexuais com mais de 500 homens e inclusive namorou o empresário brasileiro Anselmo Fellepa, a quem dedicou uma de suas mais belas canções: “Jesus to a child”.
Sean Hayes
Em 2012, o ator Sean Hayes, do seriado “Will and Grace”, falou publicamente sobre sua orientação sexual em uma entrevista à revista The Advocate. Segundo ele, seus motivos para demorar a assumir ser gay foram puramente profissionais. O ator tinha medo de diminuir as chances de pegar papéis heterossexuais. “Quando faço um personagem gay, tento ser o mais verossímel possível. E, quando interpreto um cara hétero, também quero parecer o mais natural possível. Então, quanto menos as pessoas souberem sobre minha vida pessoal, mais eu vou convencer com meus personagens”, afirmou.
Rob Halford
Um dos ícones do heavy metal, o líder da banda Judas Priest, Rob Halford chamou a atenção ao assumir sua homossexualidade em 1998, algo fora do comum entre artistas desse gênero musical. Na época, ele afirmou ter sido muito bem aceito pelos fãs do metal (com fama de serem homófobos). “Existe essa tolerância dos metalheads, que pensam que temos de permanecer unidos, não importa o que aconteça”, afirmou Halford.
Ney Matogrosso
O cantor Ney Matogrosso contou em entrevista à revista Rolling Stone que descobriu ser gay e poder se relacionar com alguém do mesmo sexo na Igreja Católica, mais precisamente quando fez primeira comunhão. “No confessionário, o padre me perguntou se eu havia feito saliência com meninas. Respondi que não. Ele perguntou: E com meninos? Então me perguntei: E pode?”, revelou. Ele já declarou ter sido um milagre não ter contraído o vírus HIV por ser de uma época em que o sexo era livre e ninguém falava em preservativo. Ney também revelou ter namorado o cantor Cazuza, que ele considera ter sido seu grande amor.
Mateus Nachtergaele
O ator Mateus Nachtergaele, conhecido pela irreverência e papéis marcantes como Dunga, do filme “Amarelo Manga” e o Padre Miguel, de “A Muralha”, é declaradamente homosexual. “Não me protejo nada, sou muito aberto. Sou muito mais exposto do que você pode imaginar. Sou tudo aquilo que você já viu. Sou o amarelinho desdentado, sou o travesti dos anos 1940, sou o matador, sou o homofóbico, sou o gay”, declarou o ator em sua participação em setembro de 2009, no Programa “Irritando Fernanda Young”, do canal a cabo, GNT.
Matt Bomer