CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – O vereador Bernaldo Evaristo Cabral apresentou indicação para o que Poder Executivo implante internet Wi-Fi livre em ônibus de transporte de estudantes que estudam em outras cidades e também em ônibus estudantis que trafegam pela zona rural.
Segundo Cabral, esta medida proporcionará mais conforto aos estudantes de Capinópolis, possibilitando que possam usar a internet no percurso de suas residências até as escolas, realizando pesquisas mesmos dentro do ônibus com seus aparelhos eletrônicos.
O Tudo em Dia buscou informações com especialistas em tecnologia para saber como o sistema Wi-fi funciona dentro do veículo de transporte coletivo – O sinal chega via 3G por meio de um modem e dentro do ônibus, um roteador garante a redistribuição do sinal para os usuários, mediante senha e autenticação de acesso. Isso garante que pessoas que não sejam os passageiros não acessem a rede de maneira a se aproveitar de eventuais brechas no equipamento.
Nas estradas e também na zona rural, a conexão com a internet pode ficar comprometida, já que o sinal das operadoras é deficiente em muitos destes locais – Em alguns casos, é possível se conectar na zona rural via rede 2G, mas a velocidade de tráfego é muito baixa, chegando a demorar mais de 10 minutos para abrir uma simples foto com resolução de 8 mega pixel e se vários usuários estiverem conectados ao mesmo tempo, a demora pode aumentar consideravelmente.
Em alguns países mais desenvolvidos, como Estados Unidos, torres retransmitem sinal de Internet emitidos por satélites – No Brasil já há este tipo de conexão via satélite há algum tempo, mas o custo ainda é muito elevado.