CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Algumas caçambas coletoras de entulhos, chamadas de “caçambas comunitárias”, foram espalhadas pelos bairros Novo Horizonte, Florêncio, São João e Campos Elíseos nesta semana em uma ação de combate à dengue – O projeto particular do vereador João Makhoul busca minimizar os casos de dengue na localidade.
Segundo João Makhoul, a ação de distribuir as “caçambas comunitárias” de forma gratuita nestes locais se faz necessários neste momento – “O período de chuvas deve aumentar os casos de focos do mosquito aedes aegypti e a população pode descartar os materiais que acumulam água, sem a necessidade de desembolsar para pagar uma caçamba”, disse o vereador.
Ao todo, quatro caçambas foram locadas pelo vereador e os locais foram escolhidos estrategicamente por apresentar um maior índice de focos. Segundo João Makhoul, outras localidades serão escolhidas em breve.
Somente no primeiro semestre de 2015, Capinópolis teve um aumento desproporcional de casos de dengue e o assunto foi pautado por inúmeras reuniões da Câmara.
O mosquito aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, também transmite o Zica Vírus – A região do Triângulo Mineiro ainda não identificou nenhum caso de infecção pelo Zica, que entre outros males, causa microcefalia em crianças no período de gestação. A microcefalia é a falta de desenvolvimento da cabeça e cérebro, que causa deficiência intelectual e cognitiva e é irreversível.