CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A Praça João Moreira de Souza (JMS) é um patrimônio do povo capinopolense, tanto que foi tombada pelo Patrimônio Histórico há alguns anos. A Praça, que foi batizada após sua construção de “Praça XV de Julho”, tem uma arquitetura moderna – O coreto de madeira e a fonte luminosa garantem o charme da praça que é uma das mais belas do Triângulo Mineiro, para muitos, é o “cartão postal” da cidade.
A praça, que já foi o ponto de encontro da família capinopolense, vem sofrendo com atos de vandalismo e descaso extremo. A má iluminação do local aumenta os perigos durante a noite – Usuários de drogas e prostituição são comuns. Mesmo durante o dia, é possível avistar jovens, muitos ainda menores de idade, fazendo uso de entorpecentes.
Os banheiros da praça foram projetados para não impactarem o visual da arquitetura e foram construídos abaixo do segundo piso da praça – Um dos banheiros já foi interditado e o segundo encontra-se em situação de abandono, com acumulo de sujeira e um mau cheiro inquietante.
A Polícia Militar (PM) de Capinópolis conta com um contingente muito inferior ao necessário para garantir a cobertura de toda a cidade, mesmo assim, tem combatido a tráfico e o uso de entorpecentes de forma exemplar – Em 2016 a PM apreendeu mais de 1 tonelada de maconha no município, além de crack e cocaína – Em julho do ano passado, prendeu quatro suspeitos e apreendeu um menor de idade com maconha no interior da Praça João Moreira de Souza.
O vereador Daniel França (SD), apresentou indicação 08/2017 na Câmara Municipal de Capinópolis na reunião da última segunda-feira (6), para que o Poder Executivo restaure e aprimore a iluminação da praça.
Daniel França também deve apresentar uma nova indicação na próxima Segunda-feira (13), para que o Poder Executivo construa uma guarita na Praça João Moreira de Souza e desenvolva parceria com a Polícia Militar para um constante patrulhamento, diminuindo ou eliminando o tráfico, uso de entorpecentes e prostituição no local.
O novo governo municipal, que tomou posse no dia 01 de Janeiro, já iniciou o trabalho de manutenção paisagística da Praça JMS, aparando a grama, cuidando das plantas e reparando o piso que foi construído com pedras.
A Praça João Moreira de Souza é um patrimônio que deve ser retirado das trevas e devolvido à família capinopolense.
Parabéns Paulo Braga, Daniel França, Administração Municipal! Vamos cuidar dá nossa Praça João Moreira…Ela merece!