CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Vereadores de Capinópolis buscam a revitalização da Central de experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro (CEPET) instalada em Capinópolis.
A CEPET foi criada na década de 60 pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), após doação de 100 hectares de terras feita por 87 pessoas de Capinópolis. É referência na pesquisa agrícola, pecuária, piscicultura, experimentação de sementes, análise de solos e os resultados ao longo destes 48 anos foram benéficos para produtores locais e do centro-oeste do Estado de Minas Gerais. Pesquisas desenvolvidas para o melhoramento da semente da soja foram importantes para melhoria da cultura em todo o Brasil.
Segundo Ofício enviado pela Câmara Municipal de Capinópolis ao deputado Federal Aelton Freitas (PP-MG), os vereadores Caetano Neto da Luz e João Makhoul alegaram que o centro encontra-se em estado de abandono, uma vez que não há grandes investimentos da UFV na central de pesquisa. O requerimento solicita liberação de recursos orçamentários para revitalização da CEPET.
O vereador Cleidimar Zanotto foi à Brasília na terça-feira (16) de Dezembro junto com outras lideranças regionais ao encontro do deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG) para tratar do revitalização da CEPET. Walter Filho e Edson Pinheiro (PT-MG), ambos de Ituiutaba, compareceram ao encontro.
Segundo o vereador capinopolense Cleidimar Zanotto, o encontro foi produtivo e o deputado Federal Reginaldo Lopes se comprometeu a transformar a CEPET em uma Universidade Federal. Reginaldo Lopes já foi responsável pela criação de dez novas faculdades nos últimos anos.
Um seminário será organizado para que o deputado Reginaldo Lopes e Aelton Freitas venham à Capinópolis para visitar as instalações da CEPET e tratar de medidas que viabilizem a estrutura do local.
TENHO UM GRUPO NO FACEBOOK SOBRE O CEPET-UFV-CAPINÓPOLIS QUE TRATA DESSE ASSUNTO (TRANSFORMAÇÃO DO CEPET CAPINÓPOLIS). JA SOLICITEI AO MINISTERIO PUBLICO FEDERAL UM PROCEDIMENTO SOBRE A SITUAÇÃO DE QUASE ABANDONO DO CEPET. PARABÉNS AOS VEREADORES DE CAPINÓPOLIS QUE ESTÃO EMPAENHADOS NESSE AVANÇO.