CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A equipe do Setor de Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Capinópolis visitaram na semana passada o Aeroporto da cidade, com o fim de levantamento e registro de sua história.
A equipe, composta pelo historiador Cláudio Scarparo Silva e pelo motorista Osvaldo Antônio Batista Belchior (Vadico), foi recebida pelo sr. Wanderley Buttarello, o “Paco”, que concedeu uma entrevista e relatou alguns detalhes da história do Aeroporto.
Segundo Wanderley a pista de pouso do aeroporto foi construída no ano de 1973, pelo município, na gestão do prefeito Osvaldo Nozela, em terreno cedido pelo sr. Rui Drummond. A pista de pouso tem uma extensão de 900 m. Mais tarde, no ano de 1996 a empresa Aviação Agrícola Buttarello Ltda., construiu os dois hangares, a moradia do caseiro e a parte elétrica.
Os aviões que usam o aeroporto são, em sua maioria, da empresa do sr. Buttarello, que são aviões comerciais de pequeno porte, de até 6000 kg, usados para o combate de pragas, que atacam as plantações da região.
São várias propriedades rurais que contratam o serviço do sr. Wanderley para o combate às pragas, que atacam as plantações de soja, de milho, entre outras.
Seus serviços são muito importantes para a produção agrícola da região, que fomenta a economia gerando divisas para os municípios do pontal do Triângulo Mineiro.
São quase 4 décadas de serviços prestados aos municípios da região e seu trabalho será lembrado e registrado para a preservação da memória local e regional.
Esta pesquisa teve o apoio do município, através do Prefeito Municipal Cleidimar Zanotto, da Secretária Municipal de Educação e Cultura Iracilda Pereira Duarte e da Diretora Municipal de Cultura, Queli Franco.