Seu WhatsApp parou? Calma, muita gente ficou na mesma situação. O aplicativo, que é o mais baixado no Brasil, apresentou interrupções em diversas partes do mundo nesta quarta-feira, 3, e, é claro, a falha deixou os usuários em desespero. O site Outage.Report, que faz o balanço de falhas em vários apps e redes sociais, indicou os locais onde o serviço está fora do ar. Pelo mapa do site, a interrupção no serviço ocorreu em alguns lugares na Europa, América do Norte, Central e do Sul. Esse mapa, assim como o gráfico que mostra o volume de reclamações do serviço, é montado a partir de dados do próprio usuário. Isso significa que, se você está sem o serviço, pode entrar lá e reportar a falha, entrando para a contagem do site.
A limitação atingiu todos os sistemas operacionais, inclusive a versão executada no desktop. Apesar da repercussão, duas horas depois do início do problema os perfis oficiais da rede social no Twitter e no Facebook ainda não haviam dado esclarecimentos sobre o problema e nenhuma nota sobre a falha foi divulgada. A única manifestação sobre a falha veio do perfil pessoal de Mark Zuckerberg no Facebook. Em resposta a um usuário que reclamou da falha no Brasil, o fundador do Facebook e dono do Whatsapp respondeu: “Estamos trabalhando para resolver o problema e voltar a operar. Desculpe pelo inconveniente”
No Brasil, o sistema ficou fora do ar por cerca de duas horas e começou a ser normalizado por volta das 19h25.
Recentemente, processos judiciais suspenderam temporariamente o funcionamento do aplicativo. Com isso, muitos usuários correram para outros aplicativos de mensagens instantâneas, como o Telegram e o Messenger, que cumprem funções semelhantes ao WhatsApp.
Confira abaixo alguns memes que já circulam no Twitter sobre o assunto:
” WhatsApp Caiu ”
Ngm me mandava msg mesmo pic.twitter.com/2p54fbX4Wa
— Etzando (@Etzando2017) 3 de maio de 2017
whatsApp parou..
Já to logando aqui pic.twitter.com/CndePSLZq5
— 방탄 소년단 (@YasmimWaialiki) 3 de maio de 2017
O menino é o WhatsApp e o cachorro o Telegram pic.twitter.com/nRmmzjN3mW
— ALEX (@ItsAlexAlves) 3 de maio de 2017