Desde o início do mês de fevereiro, servidores da vigilância ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ recolheram cerca de 28.500 quilos de lixo, materiais e objetos descartáveis, através do mutirão de limpeza que percorreu até esta terça-feira, 20, cerca de 17 bairros em Ituiutaba.
Os trabalhadores da CCZ, órgão da Secretaria de Saúde de Ituiutaba, estiveram realizando o mutirão para recolher os objetos, nos seguintes Bairros: Elândia, Santa Maria, Novo Horizonte, Bela Vista, Cristina, Residencial Buritis, Eldorado, Brasil, Mirim, Jardim Jamila, Camargo, Jardim do Rosário, Gilca Cancella, Central, Novo Mundo, Junqueira e Platina.
Segundo o chefe de setor de Controle de Endemias do CCZ, Paulo Sérgio de Oliveira, ainda restam parte do Bairro Platina, Lagoa Azul I, Maria Vilela, Setor Norte e Gardênia. “Enquanto uma equipe percorre os bairros recolhendo os objetos através do mutirão, outra faz orientações quanto a prevenção e formas de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti em outros setores”, destaca.
Nos próximos dias, o CCZ estará trabalhando no recolhimento de informações para o segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes, o LiraA. No primeiro, ocorrido entre os dias 8 e 12 de janeiro, a média de infestação apresentada foi 10,6%. Índice considerado bastante preocupante. Entretanto, deve-se considerar o período chuvoso, como grande colaborador para o aumento desses números, devido ao crescimento de focos de infestação.
Durante o recolhimento de itens e objetos no mutirão de limpeza, são recolhidos das casas todo tipo de objeto. Pneus usados descartados é o de maior preocupação. Mensalmente, no depósito da Prefeitura de Ituiutaba, são retiradas cerca de 25 toneladas de pneus e enviados para as indústrias de reciclagem. Os outros tipos de objetos são separados e enviados para o aterro sanitário.